quinta-feira, 10 de abril de 2014

REPÚDIO A MATÉRIA MENTIROSA DA Folha de Pernambuco QUE BUSCA CRIMINALIZAR AS JUSTAS REIVINDICAÇÕES E MOBILIZAÇÕES DOS AMBULANTES NA CIDADE DO RECIFE.



Escrevemos aqui para apontar o que, para nós, da Frente Independente Popular, configura-se como transgressões ao direito de informar; A matéria de capa da folha de Pernambuco (dia 09/04/2014), cujo link segue abaixo, com o título "O Homem dos Protestos", tem a evidente finalidade de desviar do foco que são as pautas levantadas pela categoria dos trabalhadores informais e deslegitimar sua justa e intensa batalha na MANUTENÇÃO DO SEU DIREITO DE TRABALHAR. Sabe-se que não existe neutralidade na cobertura jornalística, a matéria em questão é um exemplo de como uma versão ligada a interesses conservadores ao invés de informar desinforma e contribui para a criminalização dos movimentos populares que reivindicam a ampliação das liberdades democráticas. Tal cobertura nos remete aos comentários da jornalista Rachel Sheherazade ex-ancora do jornal do SBT e que não viu problema algum na ação de pessoas que amarram um garoto de 15 anos nu em um poste. Não podemos ver como normal, nem  demonstrar leniência frente esse tipo de jornalismo antipovo que agora chega em Recife. Os trabalhadores informais de Recife, os ambulantes, estão no meio da CRUZADA DE HIGIENIZAÇÃO SOCIAL.

Esta higienização vem se incrementando com a proximidade da realização da copa do mundo nesta cidade, com as costumeiras remoções destes trabalhadores dos seus locais de trabalho em diversos bairros da cidade, quase sempre sem ser apontada um alternativa para os mesmos, isto é, retirando sua fonte de renda e de subsistência. Como se sabe, há uma pretensão por parte da Prefeitura do Recife de até o final de maio “LIMPAR” a cidade, e nos parece claro que com esse prazo não há possibilidade de se criar alternativas para estes trabalhadores, nem de se construir nada. Dessa forma, a resistência e o ímpeto desta brava categoria é para nós mais do que legítimos, são exemplos claros de como a classe trabalhadora unida e com coragem, pode lutar de forma combativa contra os desmandos do Estado.

Não obstante a tudo isso, a reportagem em questão, na busca de deslegitimar a luta perante a sociedade pernambucana, tratou os protestos como ação exclusiva dos sindicalistas que preparariam od atos e, nos locais escolhidos para tal, cooptariam os trabalhadores para participarem deles. A matéria afirma com todas as letras que os sindicalistas "COOPTAM" os trabalhadores. Cooptam para quê? Para lutarem por seu direito de trabalhar dignamente? Outra forma de denegrir a luta dos ambulantes foi personificar toda a luta na figura do presidente do sindicato dos trabalhadores informais ( SINTRACI), qualificando-o como "articulador profissional de protestos"- o corte da matéria, inclusive, faz parecer que a luta dos ambulantes é apenas mais um fato no currículo político do mesmo. Balela! Quem acompanha a luta destes trabalhadores conhece a fibra e o empenho deles para que não lhes seja retirado o seu ganha-pão e sabe da efetiva participação destes na luta!

Fato curioso é que na exposição de seu histórico de lutas, ligam o presidente do sindicato, inclusive, ao Movimento Passe Livre, afirmando que ele atuava assessorando este Movimento, enquanto participava do Centro Popular de Direitos Humanos. Ora, sabemos que os monopólios de comunicação não mediram esforços no ano de 2013 para criminalizar os atos em prol desta pauta, taxando a torto e a direito seus manifestantes de vândalos, de baderneiros e afins. Então, qual seria a finalidade de - depois de personificar a luta dos trabalhadores ambulantes no presidente do sindicato- ligá-lo ao movimento em prol do passe livre senão o de mais uma vez deslegitimar e criminalizar ambos? 

Busca-se na matéria persuadir o leitor/cidadão a posicionar-se de forma contrária à luta ao afirmar que o direito de manifestação destes trabalhadores causam prejuízos ao direito de locomoção e, também, ao trabalho de policiais e bombeiros, que teriam que se desviar da sua rotina de trabalho. Chega-se ao ponto de falar que o veículo utilizado pelos bombeiros nesse tipo de situação, o Auto Bomba Tanque, consome 1 litro de óleo a cada 5 quilomêtros rodados e que é o cidadão que está bancando esta conta. Os trabalhadores ambulantes, e todos nós que apoiamos esta luta legítima, não somos cidadãos? Estes trabalhadores estão lutando por sua subsistência, pelo seu ganha-pão e, consequentemente, pela sua dignidade enquanto homens e mulheres, e a matéria vem falar em quantidade de litros consumidos pelos veículos dos bombeiros!!! Nos chamou atenção, também, o fato da matéria dizer que não houve depredações e violência nos atos dos ambulantes. Um equívoco, pois sabemos que já houve sim a violência banalizada desmedida por parte da Polícia Militar de Pernambuco para com esses trabalhadores, como se pode ver no link com um vídeo do protesto dos ambulantes ocorrido ainda no fim do ano passado ( https://www.youtube.com/watch?v=_CJkeGL-Zt4 )

Em nove de abril de 2014, mesmo dia em que foi a público a matéria da Folha de Pernambuco, houve mais um protesto dos ambulantes, em dois locais distintos ( nas avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista). Durante a realização do ato no Bairro da Boa Vista, ouviu-se do microfone, em voz feminina e firme: "apesar do que a imprensa fala , o povo trabalhador dessa cidade entenderá nossos atos e nos apoiarão!".

E assim deve ser!!!

Nossos heróis são Guerreiros do Povo!!!

MÍDIA FASCISTA, VOCÊ QUE É TERRORISTA!

‪#‎ForaBraga‬
 
Ato dos ambulantes ontem 09 de abril na Av Conde da Boa Vista
 

Um comentário: